domingo, 4 de outubro de 2009

Biografia

Sir Isaac Newton nasceu em Woolsthorpe, a 4 de Janeiro de 1643, foi um cientista inglês, mais conhecido por físico e matemático, embora tenha sido também astrónomo, alquimista, filósofo natural e teólogo. Para ele, a função da ciência era descobrir leis universais e enunciá-las de forma precisa e racional.
A sua obra, "Philosophiae Naturalis Principia Mathematica", de três volumes, é considerada uma das mais influentes na História da Ciência. Foi publicada em 1687 e descreve a lei da gravitação universal e as três leis de Newton que fundamentaram a mecânica clássica. Com esta obra o seu sucesso foi imediato na Grã-Bretanha. No continente a obra impunha-se mais lentamente, enfrentando a resistência de cientistas como G. W. Leibniz, que consideravam as interacções à distância um conceito místico e inaceitável.
Depois da publicação da obra, Newton tornou-se uma celebridade. Teve um papel activo na política anti-católica em Cambridge e mais tarde no Parlamento, tendo acabado por ser recompensado com o lugar de administrador da Real Casa da Moeda. Aí usou os seus talentos de uma maneira mais aceite socialmente, orquestrando com êxito uma campanha contra a moeda falsa, chegando a mandar vários homens para a forca.
Foi condecorado com o título de Sir (primeiro cientista a conquistar essa honra). Só depois é que decidiu dedicar-se à ciência, publicando algumas revisões dos seus trabalhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário